A produção de texto dissertativo-argumentativo exige a análise, a explicação, a exposição de idéias sobre um determinado tema e, ao mesmo tempo, o emprego de argumentos persuasivos.
1 – Tipos de dissertação
a) Crítica ou polêmica – o autor argumenta de forma impessoal um determinado tema, embora se baseie em experiências e convicções pessoais.
“Partindo-se do princípio de que um país que aspira a uma organização social mais justa e democrática precisa ter um povo livre, fica evidente que censurar a liberdade de expressão deste seu povo é prejudicial à formação de uma sociedade plena de justiça.”
(Redação anônima sobre “CENSURA” – UFRJ)
b) Técnica (expositiva ou referencial) - caracteriza-se pela defesa de um ponto de vista geral: o autor analisa um assunto, explorando estudos científicos, fatos reais e estatísticos.
“Genética é a ciência da hereditariedade. É o ramo da Biologia que estuda o mecanismo de transmissão dos caracteres de uma espécie, de uma geração para a outra. Os caracteres de uma espécie são condicionados pelos genes, estruturas hereditárias presentes nos cromossomos do núcleo da célula.”
(Wilson R. Paulino – Biologia Atual – Ática)
2 – Características
- procede à análise de um assunto e, ao mesmo tempo, defende o ponto de vista do autor a respeito desse assunto;
- pode ser construído de forma dedutiva (do geral para o particular) ou indutiva (do particular para o geral);
- convencionalmente apresenta três partes: introdução (na qual é apresentada a tese), desenvolvimento e conclusão;
- linguagem clara, objetiva e impessoal, de acordo com o padrão culto formal da língua;
- verbos predominantemente no presente do indicativo.
3 – Exercício
Terra: uma preocupação constante
Chegamos ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. Existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio-ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riqueza incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã , da Coréia, da Iugoslávia e do Golfo as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos no Afeganistão, e sem falar da Guerra do Iraque, que tanta apreensão nos causa.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
(Texto adaptado – GRANATIC, Branca. T.écnicas básicas de Redação. Scipione).
1 – O texto dissertativo-argumentativo apresenta uma estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Identifique esses elementos estruturais.
2 – No primeiro parágrafo, identifique o tema e os argumentos para serem desenvolvidos.
3 – Em cada parágrafo do desenvolvimento, identifique o tópico frasal e comente a forma argumentativa usada.
4 – No último parágrafo do texto, o autor explicita sua posição. Comente a forma elaborada do parágrafo.
5 – Um texto dissertativo-argumentativo pode ser desenvolvido a partir de dois procedimentos básicos: pela indução e pela dedução. Pela indução, quando o texto segue um movimento que vai do particular para o geral, isto é, parte da análise de alguns aspectos isolados, de exemplos para, finalmente, explicitar a visão mais geral do autor sobre o problema. Pela dedução, quando ocorre o contrário: o texto segue um movimento que vai do geral para o particular, isto é, o autor explica inicialmente sua posição e, em seguida, fundamenta-a com argumentos. No caso do texto lido, qual foi o procedimento utilizado? Justifique sua resposta.
6 – Observe a linguagem do texto e responda:
a) Que tempo e modo predominam entre as formas verbais empregadas?
b) O autor se coloca no texto de forma pessoal ou impessoal? Justifique sua resposta com base em elementos da linguagem.
c) Quanto ao nível de linguagem, qual foi utilizado no texto: culto formal, culto informal ou coloquial?
7 – Quando os exames vestibulares solicitam um texto dissertativo-argumentativo, têm por objetivo analisar quatro aspectos básicos: a capacidade do candidato de analisar criticamente o tema; seu poder de argumentação ao defender um ponto de vista; a desenvoltura da linguagem, como meio de expressar as idéias de forma clara e objetiva; a estruturação de um texto coeso e coerente.
Levando em conta esses aspectos, dê sua opinião: o texto lido alcançou esses objetivos? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário