sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professor: VITOR
Dissertação: A RETROSPECTIVA HISTÓRICA

Sabemos que há alguns temas que podem ser desenvolvidos através da retrospectiva histórica, isto é, leva-se em conta o passar do tempo. Observe, por exemplo, o seguinte tema:

TEMA: Vivemos atualmente a era da comunicação e recebemos todos os dias informações sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficiência dos veículos eletrônicos do mundo contemporâneo.

Um assunto dessa natureza nos permite uma análise através dos tempos. Em uma redação, podemos lembrar como eram ineficientes e demorados os meios de comunicação utilizados em épocas passadas.
Quando não havia o telégrafo, o correio aéreo, o telefone, as emissoras de rádio, a televisão, a internet, as pessoas demoravam até meses para saber notícias de familiares e de outros países. Depois houve um grande avanço, com a utilização desses meios de comunicação. Podemos dizer que o aperfeiçoamento dessas invenções, como o uso da internet, celular, satélite, as notícias e as imagens chegam momentâneas.
Assim sendo, verificamos que esse assunto pode ser abordado dentro de uma perspectiva temporal, ou seja, através de uma retrospectiva histórica. Os temas dessa natureza podem ser desenvolvidos utilizando-se o esquema abaixo:

Esquema de dissertação

Título

Estabelecimento do TEMA (introdução)

Retrospectiva histórica (época mais distante). (desenvolvimento)
Retrospectiva histórica (época mais próxima e época atual). (desenvolvimento)

Expressão inicial + retomada do TEMA (agora sob uma perspectiva histórica) + observação final. (conclusão)

O esquema acima apresenta a seguinte elaboração:

O primeiro parágrafo introduz o assunto;
No segundo, que já é o desenvolvimento, o tema é situado em uma época mais distante;
No terceiro, a mesma questão é situada em uma época mais próxima, até chegar aos dias atuais;
Por fim, a conclusão, coloca-se uma expressão inicial e reafirma-se o tema, depois de feita a análise das diferentes épocas.

OBS.: Note que o desenvolvimento pode apresentar três parágrafos, em vez de dois. Se você estiver analisando um tema cuja retrospectiva histórica envolva três épocas diferentes, é bom utilizar um parágrafo para cada uma delas.

Veja abaixo uma redação desenvolvida através de uma retrospectiva histórica sobre o tema proposto:

Num piscar de olhos
É indiscutível o espantoso avanço conseguido pelos meios de comunicação ao longo dos tempos. O desenvolvimento tecnológico deste século garantiu a eficiência e a rapidez na comunicação quer entre indivíduos quer através dos meios eletrônicos, que fazem a informação chegar aos povos de qualquer parte do planeta em questão de segundos.
Em tempos passados, as pessoas dispunham basicamente do correio e do telégrafo. Todos sabem que ainda no século XIX passavam-se meses antes que alguém soubesse da morte de um parente ou amigo que estivesse na Europa. Isso ocorria porque a comunicação dependia basicamente dos meios de transporte. Quanto ao telégrafo, embora mais rápido, ele restringia em muito a quantidade de dados transmitidos.
Foi somente no século XX que a comunicação foi grandemente impulsionada pelo avanço tecnológico. Surgiu o telefone a veiculação de notícias para uma grande massa, ainda permitiriam uma melhor integração entre populações de diferentes estados ou países. Com a utilização de satélites nas transmissões, o mundo interligou-se.
Dessa forma, entendemos que mudou a comunicação e, com ela, o próprio homem. Agora, cada indivíduo é um habitante do seu planeta e não mais de sua cidade ou país. Mais do que nunca, cada um de nós assiste, a todo o instante, ao desenrolar dos fatos que compõem a nossa História.

Observe abaixo, para sua maior compreensão, dois exemplos de temas que possibilitam uma retrospectiva histórica. É importante salientar que os temas são analisados e resumidos:

Exemplo 1:
Tema: Muito se discute a importância de algumas fontes de energia das quais o homem dispõe e que lhe são indispensáveis.
Época mais distante: Há alguns séculos as máquinas eram movidas a vapor ou através da energia do carvão.
Época mais próxima (e época atual): Depois o homem utilizou a energia elétrica, o combustível extraído dos componentes do petróleo e, por fim, a energia nuclear, tão combatida por muitos.

Exemplo 2:
Tema: A mulher tem conseguido um grande avanço na luta pela sua emancipação, em nossa sociedade.
Época mais distante: No passado, a mulher não tinha qualquer direito a uma participação maior na vida sócio-econômica de sua comunidade. Seu papel era limitado às funções domésticas.
Época mais próxima (e época atual): Foi somente no século XX que conseguiu firmar-se como um ser participante. Adquiriu o direito de instruir-se, de votar, de ocupar postos governamentais, podendo prestar sua colaboração na construção de uma nova sociedade.
O TEXTO : DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO

A produção de texto dissertativo-argumentativo exige a análise, a explicação, a exposição de idéias sobre um determinado tema e, ao mesmo tempo, o emprego de argumentos persuasivos.

1 – Tipos de dissertação

a) Crítica ou polêmica – o autor argumenta de forma impessoal um determinado tema, embora se baseie em experiências e convicções pessoais.

“Partindo-se do princípio de que um país que aspira a uma organização social mais justa e democrática precisa ter um povo livre, fica evidente que censurar a liberdade de expressão deste seu povo é prejudicial à formação de uma sociedade plena de justiça.”
(Redação anônima sobre “CENSURA” – UFRJ)

b) Técnica (expositiva ou referencial) - caracteriza-se pela defesa de um ponto de vista geral: o autor analisa um assunto, explorando estudos científicos, fatos reais e estatísticos.

“Genética é a ciência da hereditariedade. É o ramo da Biologia que estuda o mecanismo de transmissão dos caracteres de uma espécie, de uma geração para a outra. Os caracteres de uma espécie são condicionados pelos genes, estruturas hereditárias presentes nos cromossomos do núcleo da célula.”
(Wilson R. Paulino – Biologia Atual – Ática)

2 – Características


  • procede à análise de um assunto e, ao mesmo tempo, defende o ponto de vista do autor a respeito desse assunto;

  • pode ser construído de forma dedutiva (do geral para o particular) ou indutiva (do particular para o geral);

  • convencionalmente apresenta três partes: introdução (na qual é apresentada a tese), desenvolvimento e conclusão;

  • linguagem clara, objetiva e impessoal, de acordo com o padrão culto formal da língua;

  • verbos predominantemente no presente do indicativo.


3 – Exercício



Terra: uma preocupação constante



Chegamos ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos. Existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio-ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riqueza incalculáveis – estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos, com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã , da Coréia, da Iugoslávia e do Golfo as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos no Afeganistão, e sem falar da Guerra do Iraque, que tanta apreensão nos causa.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os grandes problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
(Texto adaptado – GRANATIC, Branca. T.écnicas básicas de Redação. Scipione).



1 – O texto dissertativo-argumentativo apresenta uma estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusão. Identifique esses elementos estruturais.
2 – No primeiro parágrafo, identifique o tema e os argumentos para serem desenvolvidos.
3 – Em cada parágrafo do desenvolvimento, identifique o tópico frasal e comente a forma argumentativa usada.
4 – No último parágrafo do texto, o autor explicita sua posição. Comente a forma elaborada do parágrafo.
5 – Um texto dissertativo-argumentativo pode ser desenvolvido a partir de dois procedimentos básicos: pela indução e pela dedução. Pela indução, quando o texto segue um movimento que vai do particular para o geral, isto é, parte da análise de alguns aspectos isolados, de exemplos para, finalmente, explicitar a visão mais geral do autor sobre o problema. Pela dedução, quando ocorre o contrário: o texto segue um movimento que vai do geral para o particular, isto é, o autor explica inicialmente sua posição e, em seguida, fundamenta-a com argumentos. No caso do texto lido, qual foi o procedimento utilizado? Justifique sua resposta.
6 – Observe a linguagem do texto e responda:
a) Que tempo e modo predominam entre as formas verbais empregadas?
b) O autor se coloca no texto de forma pessoal ou impessoal? Justifique sua resposta com base em elementos da linguagem.
c) Quanto ao nível de linguagem, qual foi utilizado no texto: culto formal, culto informal ou coloquial?
7 – Quando os exames vestibulares solicitam um texto dissertativo-argumentativo, têm por objetivo analisar quatro aspectos básicos: a capacidade do candidato de analisar criticamente o tema; seu poder de argumentação ao defender um ponto de vista; a desenvoltura da linguagem, como meio de expressar as idéias de forma clara e objetiva; a estruturação de um texto coeso e coerente.
Levando em conta esses aspectos, dê sua opinião: o texto lido alcançou esses objetivos? Por quê?