quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GABARITO: ESCRAVA ISAURA

1. Isaura era filha de Miguel, feitor português que vivia na fazenda do pai de Leôncio, e uma escrava mulata. Ela herdada do pai, que fora expulso da fazenda, os traços finos e delicados. Sua mãe morreu cedo e ela foi carinhosamente adotada pela mãe de Leôncio, que lhe deu uma esmerada educação.

2. Elas se davam bem. Isaura era tratada como uma pessoa da família.

3. Ela pensava que Isaura estava tentando atrair Leôncio, pois viu o marido dirigir palavras de carinho a ela. Na verdade tentava resistir às investidas de Leôncio. Mas para não entristecer Malvina, Isaura não lhe contou nada.

4. Porque percebeu que Leôncio iria castigá-la terrivelmente para forçá-la a viver com ele. Miguel, pai de Isaura, já tinha conseguido o dinheiro necessário para comprá-la, mas, como Leôncio se recusava vendê-la, cumprindo assim a palavra empenhada, resolveu empregar os recursos que conseguira, na fuga para Recife.

5. Por Álvaro, um jovem abolicionista muito rico.

6. Através de Martinho, um velhaco oportunista que reconheceu Isaura por uma descrição publicada nos jornais e a denunciou às autoridades.

7. Ele estava gastando mais do que podia e suas dívidas cresciam. Para recuperar-se, contava com a ajuda do sogro; por isso achou melhor fingir que estava arrependido e queria fazer as pazes com a mulher. Ela acreditou e voltou para a fazenda.

8. Ele disse que libertaria Isaura e seu pai se a moça concordasse em se casar com Belchior.

9. Miguel mostrou a ela uma carta, atribuída a Álvaro, em que o rapaz dizia estar casado e totalmente esquecido de Isaura.

10. Álvaro comprou todas as dívidas de Leôncio e passou a ser seu principal credor. Como o prazo para pagamento já estava expirado há muito tempo, Álvaro pôde executar os bens de Leôncio e torna-se proprietário de tudo o que ele possuía, inclusive de Isaura.


11. Leôncio não agüenta o golpe e suicida-se.

12. Leôncio encarna o amor-desejo, puramente carnal, enquanto Álvaro é o amor-adoração, que espiritualiza a relação amorosa e transforma a mulher em anjo.

13. Esse amor é tipicamente romântico, pois aproxima, pelo coração, criaturas que estão em lugares totalmente opostas na escala social. Ele é branco, rico e poderoso; ela é escrava fugida.

14. Isaura, na verdade, é uma mulher de exceção. Pela infância que teve, pela atenção que recebia de Malvina, pois sua beleza física e sua maneira elegante. Isaura não representa a mulher escrava.

15. a) Leôncio; b) Malvina; c) Álvaro; d) Isaura; e) Belchior; e) Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário